← Back to portfolio
Published on

Home office: 7 dicas para você melhorar a produtividade em casa

O conceito de home office já é muito conhecido entre trabalhadores independentes, autônomos ou freelancers — como queira chamar. Afinal, tratam-se de pessoas que trabalham, na maioria das vezes, em casa, com exceção daqueles que preferem cafeterias, bibliotecas ou espaços públicos para realizar suas atividades profissionais.

O fato é que o termo vem sendo cada vez mais discutido e incluído no vocabulário de empresários e grandes instituições. Apesar de ainda ser considerado um "tabu" no mercado de trabalho e haver resistência quanto à aplicação da modalidade no cotidiano dos colaboradores, é possível observar um crescimento substancial de empresas que passaram a adotar o home office em determinados cargos ou frente a situações adversas.

No entanto, muitos trabalhadores sentem dificuldades em manter a produtividade quando estão em casa. Filhos, animais de estimação, entretenimento ao alcance, ambiente impróprio e até a possibilidade de estar fazendo outra coisa dispersam a atenção do trabalho. E se você é uma dessas pessoas, saiba que não está sozinho!

A maioria dos profissionais que praticam o home office já passaram por momentos de insatisfação e procrastinação devido ao método de trabalho. Contudo, com pequenas mudanças de atitudes e no cotidiano, puderam observar resultados positivos e surpreendentes. Vamos, então, entender melhor a respeito do assunto?

Home office enquanto modalidade de trabalho no Brasil

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, mais de três milhões de brasileiros trabalhavam de casa. No mesmo ano, a Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades realizou uma pesquisa, demonstrando que cerca de 45% das empresas envolvidas adotavam o home office, ao passo que 15% estava pensando na possibilidade ou viabilidade da implementação.

Entre aquelas que adotavam a prática, 70% justificaram a ideia com o fato de que o trabalho em casa oferece maior comodidade e qualidade de vida ao colaborador. Entretanto, 42% ainda não formalizavam o home office.

Conhecido como trabalho remoto, o home office está baseado em três modalidades profissionais, a saber:

  • teletrabalho: está relacionado a quando o indivíduo trabalha em uma empresa fixa, com contrato de CLT, mas exerce suas funções em casa por escolha ou motivos adversos;
  • home based: diz respeito à sede da empresa estar localizada na casa do próprio empresário;
  • freelancer: está ligado ao trabalho por demanda ou projetos avulsos, sem contrato fixo com as empresas atendidas, como é o caso de jornalistas que escrevem para distintas agências ou redes.

A depender do meio de contrato estabelecido, do segmento da instituição beneficiada e do cargo do profissional, algumas regras são firmadas. Uma delas é o uso de equipamentos próprios durante a jornada de trabalho, muitas vezes barrado por empresas que oferecem as ferramentas necessárias para o colaborador.

Influência do ambiente externo e do comportamento na produtividade 

Um ponto positivo do escritório é que as distrações são mínimas. É claro que há conversas paralelas, pedidos em cima da hora, troca de ideias e reuniões inesperadas que nos fazem perder o foco, mas, quando comparado a estar em casa, tratam-se de eventos que rapidamente podem ser contornados.

O home office traz consigo o desafio da disciplina. Isso porque, quando estamos trabalhando de casa, temos muitas variáveis ao nosso alcance, como programas de televisão, animais de estimação, família, crianças correndo pelos cômodos, barulhos externos, entre tantos outros fatores.

São motivos como esses que fazem com que diversos profissionais prefiram trabalhar fora, já que terão maior responsabilidade e foco para com suas tarefas, serão cobrados diretamente por seus resultados e acompanharão de perto tudo o que está acontecendo na empresa. Em casa, por outro lado, atingir os objetivos ficam por conta própria.

É por essas e outras que o externo tem grande impacto na produtividade, principalmente quando se trata do trabalho remoto. Inclusive, pesquisas apontam que pequenas mudanças na decoração do espaço — como novos móveis e a presença de objetos decorativos — já resultam em um ambiente mais agradável, acolhedor e estimulante.

Plantas, luz natural, paredes com cores diferentes, temperatura do espaço, cheiros nostálgicos, texturas e itens visuais são exemplos claros e pesquisados com frequência por quem quer melhorar o home office. 

O problema é que esquecemos do comportamento. Este, quando não trabalhado adequadamente, pode prejudicar qualquer tentativa positiva de conviver com os afazeres profissionais dentro de casa. Dessa forma, para além das modificações ambientais, é preciso respeitar seu processo de adaptação e viver um dia de cada vez.

7 dicas interessantes para melhorar seu home office

Considerando que você provavelmente é do time de pessoas que está fazendo home office ou pensa em adotar a modalidade para trabalhar, não poderia deixar de compartilhar algumas dicas de grande valia para melhorar sua produtividade e ajudar no processo de adaptação. Mesmo que pareçam singelas, quando adotadas, em pouco tempo é possível perceber mudanças positivas, tanto nos resultados quanto no bem-estar profissional. Confira a seguir!

1. Planeje seu dia

Pode soar um tanto bobo planejar o dia quando se sabe que você estará trabalhando de casa, mas esse pensamento, geralmente, relaciona-se à procrastinação. O motivo é bem simples: ao entender que haverá tempo de sobra para realizar todas as suas tarefas, é provável que se distraia facilmente com afazeres que não são do trabalho.

Por isso, deixe a preguiça de lado e monte um planejamento do seu dia. Estipule horários para cada tarefa, levando em consideração tanto o que deve ser feito profissionalmente quanto aquilo que precisa ser encarado na sua vida pessoal. Dessa maneira, você terminará o dia com saldo positivo e sem acúmulo de coisas para fazer.

2. Estabeleça momentos de descanso

Quem trabalha de casa acaba por se ver em um cenário de descanso eterno, mas isso pode ser prejudicial para a produtividade. Nesse sentido, ao colocar a primeira dica em ação, tenha em mente que momentos de pausa são necessários, pois, em vez de se distrair no meio de uma tarefa importante para olhar as redes sociais, você terá reservado minutos do seu dia para se desligar do trabalho.

Os momentos de descanso também são muito úteis para você praticar um alongamento, andar um pouco pela casa, fazer aquele almoço que tanto gosta, tirar uns minutos para ler o trecho de um livro, brincar com o animal de estimação ou, simplesmente, para deixar a mente vagar, sem estar ligada no 220V.

3. Use as roupas a seu favor

Há dois tipos de pessoas no home office: de um lado, temos aquelas que gostam e se sentem mais produtivas com uma roupa confortável, mas, do outro, encontramos os que precisam levantar, tomar um banho e um café reforçado para colocar uma "roupa de trabalho". O único meio de descobrir em qual grupo você se encaixa, é analisando seu dia a dia e o quanto isso pode ou não interferir na sua produtividade.

Para muita gente, continuar com o pijama é o melhor jeito de trabalhar em casa, pois é uma roupa confortável e que acolhe. Por outro lado, há quem defenda o uso de roupas sociais ou mais arrumadas para o home office, já que estão relacionadas ao ambiente de trabalho. Alguns nem acreditam nisso.

O ideal é que você observe sua rotina, entenda o que influencia em sua produtividade e tire uma conclusão quanto ao uso de certos tipos de roupas na prática do teletrabalho.

4. Organize sua mesa de trabalho

A distração é um dos principais empecilhos para o home office produtivo. Afinal, quando se tem uma mesa de trabalho repleta de documentos e outras ferramentas, sem que sejam úteis para o seu dia a dia, fica mais fácil se distrair ou não conseguir se concentrar no que deve ser feito. Muitas vezes, é até motivo de desgosto para se trabalhar em casa.

Assim, se a organização do seu ambiente de trabalho passa longe, tire um tempo para eliminar ou guardar coisas que não são necessárias para o seu cotidiano. Além disso, use o espaço com ferramentas que realmente farão a diferença e facilitarão suas tarefas, como fones de ouvido, blocos de anotações, calendário e demais itens de papelaria.

5. Aposte em móveis ergonômicos

Outro ponto normalmente ignorado pelas pessoas são os móveis utilizados no home office. Pare um segundo para se questionar: a cadeira em que sento todos os dias colabora com minha postura? A mesa em que fica o notebook está na altura correta? A distância entre suas ferramentas está adequada? E quanto ao ambiente em si, considerando iluminação, ventilação e barulho? Será que estão em níveis corretos?

Se a resposta para todos esses questionamentos for negativa, está na hora de apostar em móveis novos e ergonômicos, não apenas para ter maior conforto, mas porque será de grande valia para o cuidado com a sua saúde.

Pesquise um pouco mais a respeito do assunto e coloque em prática as normas aprovadas quanto à ergonomia no ambiente de trabalho. A principal é a Norma Regulamentadora 17 ou NR 17 (Ergonomia), que estabelece parâmetros ideais para a prática profissional.

6. Tenha um calendário sempre em mãos

O calendário é outro item indispensável para se ter por perto. Mesmo quem trabalha em escritório, certamente tem um sempre ao alcance, pois é um grande aliado no momento de planejar tarefas, organizar reuniões, anotar eventos importantes e se lembrar de informações fundamentais.

Alguns profissionais preferem o uso de agendas e cadernos de anotação, que também suprem o objetivo com perfeição. Entretanto, você só verá resultados se pontuar corretamente tudo aquilo que deve ser lembrado ou praticado no seu dia a dia. Daí a importância do planejamento cotidiano que citamos anteriormente!

7. Estabeleça metas diárias e possíveis

O desgosto por parte dos profissionais do home office está atrelado ao não cumprimento das tarefas, porém, quando se pensa em um trabalho fora de casa, acontecimentos corriqueiros interferem na produtividade tanto quanto as distrações de se estar em casa. É aí que entra o autoconhecimento, para que você estabeleça metas diárias e, especialmente, que sejam possíveis de cumprir, dentro do seu planejamento.

Ao listar tarefas a serem realizadas e uma meta para que elas sejam efetivadas, a sensação de dever cumprido se torna mais provável. Vale destacar, contudo, que isso precisa estar baseado naquilo que você realmente conseguirá fazer, deixando de lado objetivos impossíveis ou irreais, os quais acabam por desgastar e desmotivar o trabalhador.

Adote práticas certeiras e observe sua produtividade alavancar

No momento em que você para e avalia o que pode ser alterado em sua rotina para melhor utilizar o tempo, consegue identificar pequenos equívocos que se transformam em uma grande bola de problemas. Com o home office funciona da mesma maneira: ao analisarmos práticas defasadas, conseguimos melhorar nossa performance profissional.

Nesse sentido, ainda que o trabalho seja uma correria, tire alguns minutos do seu dia para planejar suas tarefas, adequar o ambiente que usará para trabalhar e colocar as ideias em ordem. Atitudes como essas, apesar de simples, podem fazer toda a diferença na produtividade. Acredite!